Foi assinada nesta sexta-feira, 10, a homologação dos servidores concursados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) que tiveram avaliação favorável para o processo.

Na última quarta-feira, 8, a comissão de servidores, formada pelos representantes eleitos de cada categoria, se reuniu com a diretoria da autarquia para debater sobre o processo de homologação e progressão funcional dos servidores empossados em 2017.

Na ocasião, o diretor-executivo, Elson Cardoso, havia declarado que as avaliações estavam sendo analisadas e os servidores tecnicamente aptos seriam homologados em seus cargos por meio de portaria ainda nesta semana.

“Conforme o combinado na reunião com os representantes dos concursados do Saaep, publicamos nesta sexta-feira a homologação dos servidores aptos nas avaliações, eu também sou um servidor público de carreira e sei da importância da homologação, por isso demos celeridade para esse processo e os servidores já podem ter segurança em seus cargos”, disse Elson.

Para o delegado sindical, Thiago Dias Rodrigues, a iniciativa trouxe tranquilidade para os servidores que aguardavam a homologação e progressão funcional. “Estamos satisfeitos com o resultado da reunião, no que tange a responsabilidade da administração pública houve a concordância da ação a ser tomada e o processo saiu conforme esperado, com a homologação que saiu hoje temos nossa estabilidade garantida” declarou Thiago.

O servidor Rachiny Torres disse estar feliz com o resultado da homologação. “Essa é uma luta que estamos travando há quase 04 anos, desde o fim de nosso estágio probatório, essa homologação vem como um alívio, finalmente encontramos apoio na atual gestão para dar seguimento a esse processo e agora podemos nos sentir seguros e continuar nosso trabalho no serviço público ainda mais motivados”, declarou Rachiny.

A reunião também tratou a respeito da progressão funcional, que está prevista na lei de cargos do Saaep (Lei 4.400/2010) e no Estatuto do Servidor (Lei 4.231/2022). “Um anteprojeto de lei propondo alterar a redação da lei n⁰4.400/2010, que dispõe sobre o plano de organização pessoal da autarquia, regulamentando assim a progressão funcional dos servidores efetivos, está sendo trabalhado para envio ao Poder Executivo, porém, encontra-se já sob apreciação do executivo o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria”, explicou o diretor-executivo.