O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) recebeu nesta sexta-feira, 4, a Jacundá Ambiental, responsável pelo sistema de tratamento de água do município de Jacundá, em visita técnica. No intercâmbio, a empresa conheceu a dinâmica de tratamento realizada pela autarquia.

A Jacundá Ambiental faz parte do Grupo Aviva Ambiental de São Paulo e tem a concessão de realizar o tratamento de água na localidade. Assim, a empresa busca modelos que possam agregar mais eficiência ao tratamento de água do seu sistema.

“Estamos prospectando implantações novas para nossa concessão, um jeito de melhorar a prestação dos nossos serviços, buscando economias em termos de tratamento de água. Viemos ao Saaep com intenção de trocar esse know-how de informações para levar novos conhecimentos para Jacundá”, disse o representante da empresa, Gleyber Chavaglia.

A Estação de Tratamento de Água de Parauapebas trata e distribui cerca de 46 milhões de litros por dia e utiliza cloro, carvão ativado, polímero, carbonato para equalizar os parâmetros da água, além de usar PAC no verão e sulfato de alumínio no período do inverno. No entanto, cada sistema de tratamento tem suas particularidades.

“Embora os parâmetros da água do nosso rio sejam diferentes do manancial que abastece Jacundá, conseguimos oferecer a eles um pouco na nossa experiência no que se refere aos procedimentos utilizados pelo Saaep que permitem a adequação do PH, turbidez e a cor do recurso”, explicou o diretor-executivo Elson Cardoso.