Na última quarta-feira, 16, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) concluiu uma série de visitas monitoradas com os alunos da escola técnica Vale dos Carajás.

Ao todo foram 45 alunos que tiveram a oportunidade de visitar as Estações de Tratamento de Água (ETA) I e II. Eles conheceram de perto o processo necessário para tornar o líquido potável, iniciando na captação até a distribuição para as residências de Parauapebas.

O professor Mickaell Gross Santos Silva acompanhou os alunos e disse que o intuito era proporcionar mais conhecimento aos conteúdos de educação em saúde e saneamento ambiental, trabalhados em sala de aula.

“Nosso objetivo é ajudar os alunos a descobrirem as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, e o Saaep, por meio da visita, oportuniza a reflexão das ações humanas sobre o meio ambiente e reforça a aprendizagem dos temas transversais como sustentabilidade, qualidade de vida e ética”, comentou o professor.

A visita foi monitorada pelo chefe de gabinete do Saaep Musa Nabih, que durante as explicações reforçou que o tratamento de água começa muito antes do processo de captação. “Uma água de qualidade tem início com a preservação das matas ciliares, destinação adequada dos resíduos sólidos e proteção dos rios, lagos e represas, dessa forma o processo de tratamento é facilitado”, disse Musa.

As visitas técnicas às estações de tratamento de água do Saaep estão abertas e podem ser agendadas via ofício, que pode ser entregue na sede da autarquia ou enviado para o e-mail educacao.ambiental@saaep.com.br.