O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) está realizando diversas atividades durante a Semana da Água, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação deste recurso essencial. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se as palestras realizadas para mais de 700 alunos da EMEF Nelson Mandela, localizada no bairro Tropical. A equipe de Educação Ambiental do Saaep levou conhecimento e conscientização sobre boas práticas de uso e preservação da água, envolvendo todas as turmas da escola.
“Nosso sentimento hoje é de gratidão a equipe do Saaep, que veio aqui trazer essa informação importantíssima para os nossos alunos, aqui nós buscamos a educação integral dos nossos educandos, e as informações que a equipe de educação ambiental do Saaep trouxe sobre o uso correto da água trouxe satisfação para cumprir esse objetivo”, disse Luis Santos, diretor da escola.
Durante as palestras, os estudantes aprenderam sobre a importância de cuidar da água e como se tornar multiplicadores das boas práticas em suas casas e comunidades. Os alunos receberam informações sobre o ciclo da água, os impactos do desperdício e ações simples que todos podem adotar para economizar e preservar este recurso tão valioso. Na quinta-feira, será a vez da escola Maria Josélia da Silva.
Além das atividades com os estudantes, a equipe também realizou rodas de conversa na sede administrativa do Saaep. Servidores públicos tiveram a oportunidade de se aprofundar nos temas relacionados à água, recebendo informações sobre o uso consciente desse recurso.
E as atividades não param por aí! Nesta quinta, o projeto foi levado aos colaboradores da empresa Traterra. Esta ação busca ampliar o alcance da mensagem, levando a importância da água para o universo corporativo e reforçando a responsabilidade compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada na preservação desse bem tão precioso.
José Evando, engenheiro ambiental da Traterra, destacou a importância da parceria com a autarquia. “Foi muito prazeroso ter a Saaep aqui conosco nesse dia onde a gente obteve informações sobre o Dia Mundial da Água, a importância de preservar esse líquido tão precioso E essa contribuição, essa parceria com a Saaep, foi importante para que nossos colaboradores entendessem a importância de se economizar lá em casa”, comentou.
“O Dia Mundial da Água é comemorado todo dia 22 de março e o tema escolhido para este ano foi “Água é vida, água é para todos”, nosso objetivo é reforçar a necessidade urgente de cuidar da água, um recurso indispensável para a vida e que deve ser acessível a todos” explicou Terezinha Martins, educadora ambiental do Saaep.
O programa segue durante a semana, na quinta-feira, a equipe da autarquia estará em mais uma empresa privada, atendendo ao todo, cerca de 200 colaboradores da rede privada; e na sexta-feira os alunos da EEEM Gonçalves Dias participarão da experiência de conhecer o processo de tratamento de água realizado pelo Saaep na Estação de Tratamento de Água I.