Relatórios

A qualidade da água é julgada por um conjunto de características físicas, químicas e biológicas que ela apresenta, de acordo com a sua utilização. A Portaria do Ministério da Saúde nº 2914 DE 12 de Dezembro de 2011 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
Para garantir que a população de Parauapebas tenha água de qualidade em suas casas, o SAAEP realiza diariamente análises laboratoriais na água tratada pelas ETA’s I, II, III e IV, entre elas estão as principais como cor, turbidez, pH (potencial de hidrogênio que mede a acidez da água) e cloro residual.
De acordo com a portaria, os parâmetros da água tratada devem ser de até 15 UC para cor e 5 UNT para turbidez e devem estar entre as faixas de 6,00 a 9,50 para pH e entre 0,2 a 5,0 mg/L de cloro residual na rede de distribuição. Os resultados médios do SAAEP para estes parâmetros são aproximadamente e respectivamente: 0,11, 0,17, 6,92 e 2,99. Comprovando que o SAAEP distribui água de qualidade a população de Parauapebas.