Para garantir a qualidade da água distribuída em Parauapebas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), iniciou, nesta semana, o cronograma de manutenção preventiva em seus decantadores. Essa é uma prática fundamental nas estações de tratamento de água (ETAs) para garantir a qualidade da água distribuída à população.
“Durante o período chuvoso na Amazônia, observamos a necessidade de intensificar este procedimento devido ao aumento significativo da cor e turbidez decorrentes da maior presença de partículas dispersas na água, além disso ocorre um aumento na população de cianobactérias produtoras de substâncias que causam odor e sabor desagradável na água, comprometendo a qualidade” explicou Musa Nabih, chefe de gabinete do Saaep.
Para otimizar o tratamento da água neste período, além da lavagem mais frequente dos decantadores, estamos empregando carvão ativado. Este material possui alta capacidade de retirar os compostos responsáveis pelo mau cheiro e gosto.
Complementarmente, a lavagem dos filtros é realizada duas vezes ao dia, visando a remoção eficiente de partículas e outras impurezas que possam estar presentes na água.
“Através dessas medidas, buscamos minimizar os impactos da proliferação bacteriana característica da época das chuvas e assegurar o fornecimento contínuo de água potável e segura para toda a comunidade” destacou Sérgio Barbosa, diretor operacional do Saaep.