Toda operação, manutenção e ampliação de sistemas de água e de esgotos geram custos, para tornar possível a melhoria e expansão dos mesmos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) conta com tarifas para remunerar os serviços prestados.

As tarifas cobradas pelo Saaep levam em consideração os custos dos serviços, as características de sua prestação e as diferenças das áreas ou regiões geográficas onde estão localizados.

Os usuários classificam-se em categorias divididas em residencial, social, comercial, rural, industrial, filantrópica e pública, todas com suas devidas ramificações. Para cada uma delas existe uma tabela com os valores estabelecidos para o consumo.

A última revisão das tarifas praticadas pelo Saaep ocorreu em 17 de dezembro de 2009, por meio do Decreto nº 619/2009; e considerando que a contínua manutenção das atividades e capacidade de investimento no sistema municipal de tratamento de água e de esgoto doméstico é necessária a adequação da tarifa e preços à realidade de mercado, garantindo-se assim o equilíbrio econômico-financeiro entre o serviço disponibilizado à comunidade e o custo para sua manutenção/execução, nos moldes da Lei Federal nº 11.455/2007 e do Decreto Federal nº 7.217/2010, as tarifas do Saaep foram reajustadas por meio do Decreto nº 199, de 14 de fevereiro de 2023.

Confira no link abaixo o decreto que regulamenta a cobrança tarifária do Saaep. No documento você encontra o valor cobrado por cada tarifa e dos demais serviços prestados pelo Saaep.

DECRETO Nº 199, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2023