A expectativa é de que em até 30 dias o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) inicie a operação e gestão de quatro poços nas vilas Parque das Cachoeiras 1 e 2, Parque Verde e Vista Verde
Nesta quinta-feira, 9, Liana Castelo Branco, representando a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) esteve no Saaep para alinhar as últimas tratativas antes da entrega oficial da estrutura para a gestão da autarquia.
“Trata-se do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água – SSA, que é a perfuração de poços com o objetivo de suprir a demanda por água na região, proporcionando mais qualidade de vida para as comunidades contempladas”, explicou Liana.
Elson Cardoso, diretor executivo do Saaep, disse que o projeto visa não somente atender às demandas imediatas de abastecimento, mas também garantir uma solução sustentável e duradoura para as necessidades hídricas da região.
As estruturas que serão repassadas ao Saaep são compostas por poço tubular profundo, motobomba acionado por sistema de energia solar, caixa d’água com capacidade de 5 mil litros, com chafariz e bebedouro de dessedentação animal.
A ação é fruto de uma emenda parlamentar federal.