O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) iniciou a renovação e modernização dos equipamentos laboratoriais que auxiliam no monitoramento da qualidade da água. A entrega dos novos aparelhos e um treinamento de nivelamento foram realizados nesta terça-feira, 20, nas Estações de Tratamento de Água (ETA) I e II, localizadas no bairro Bela Vista.

Os laboratórios de todas as estações de tratamento foram contemplados com um ‘kit’ composto por medidor de cloro, pHmetro, turbidímetro, colorímetro e reagentes que permitirão a análise imediata dos parâmetros de qualidade da água, considerando as propriedades físicas e químicas.

Nas ETAs, as análises da água são rigorosas e as equipes técnica e química realizam testes de controle operacional a cada duas horas.

“Com os equipamentos mais modernos, além dos testes, nós podemos fazer uma contraprova e ter mais segurança nos resultados, monitorando constantemente a cor, turbidez, pH e cloro, cumprindo as exigências legais”, explicou o diretor executivo do Saaep, Musa Nabih, durante o treinamento.

Para a autarquia, a instrumentação aumentará a garantia de que a comunidade continuará recebendo água de qualidade, testada e analisada conforme os padrões de potabilidade com medidores de alta tecnologia.

O Saaep mantém uma rotina de análises laboratoriais conforme os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade e seu padrão de potabilidade exigidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017, do Ministério da Saúde.