Adão Costa recebendo placa de homenagem do diretor executivo, Musa Nabih.

Da captação à distribuição, a água percorre um longo caminho até chegar aos usuários. Pode parecer simples, mas há um grande trabalho nos bastidores do sistema de abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) desenvolvido por 476 profissionais, dedicados em executar os serviços de saneamento básico que ajudam a promover a saúde e qualidade de vida da população.

A atuação desses servidores acontece de uma ponta a outra; é tão ampla que vai desde a recepcionista que faz o atendimento ao público até os diretores que buscam estratégias de gerenciamento e soluções para as necessidades do setor.

O trabalho inicia nas Estações de Captação, seguido das Estações de Tratamento de Água (ETA) e reservatórios de distribuição. Para água retornar à natureza, ainda há o processo realizado pelas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) que neutralizam os efluentes sanitários. Para operacionalizar toda essa estrutura é indispensável a atuação de químicos, biólogos, auxiliares de campo, técnicos operacionais, encanadores, coordenadores e outros.

Para garantir o atendimento ao público, a compra de insumos, gestão de pessoas, o planejamento de projetos e centenas de outros serviços, são necessários vários outros servidores, atuando em uma grande rotina administrativa, financeira e comercial.

Fazem parte desse cotidiano pessoas como o encarregado de equipe, Adão Miranda, protagonistas que promovem as melhorias no sistema de abastecimento. Alguns colaboradores com 3, 5, 10 ou, como no caso dele, 25 anos de serviços prestados em uma longa trajetória iniciada desde a fundação da estrutura que mais tarde seria chamada de Saaep.

Com bastante conhecimento técnico acumulado ao longo da sua experiência profissional, Adão Miranda acredita que a dedicação e paixão pelo que faz é o segredo para alcançar resultados de qualidade. Ele foi o servidor homenageado este mês e pelo diretor executivo Musa Nabih.

“Fico feliz em falar que eu faço algo para o bem da população. Moro em Parauapebas há 34 anos e trabalho com o abastecimento há 25. Eu vi mudar muita coisa nesse município, sei que tem mais coisas para melhorar e estou aqui para ajudar. Eu me sinto muito realizado; essa camisa do Saaep, que eu visto, é tudo para mim”, expressou Adão emocionado.

Assim como o senhor Adão, a autarquia conta com um grupo de pessoas determinadas e comprometidas em prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade.