O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) mantém uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para realizar a medição do volume de chuvas em Parauapebas.
Essa medição é feita por meio do pluviômetro, um aparelho que mede a precipitação atmosférica, apresentando dados de altura pluviométrica para mensurar a quantidade de chuva precipitada na região. “A quantidade de água captada é mostrada em milímetros, por exemplo, uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado” explica Igor Gabriel dos Santos, coordenador das Estações de Tratamento de Água do Saaep.
Os equipamentos de medição meteorológicas estão instalados na Estação de Captação de Água do Saaep, localizada às margens do Rio Parauapebas, cabe ao Saaep coletar os dados e enviar o documento para a Agência da ANA em Belém.
A medição da chuva assume um papel crucial, fornecendo dados essenciais para o desenvolvimento em diferentes áreas, como a previsão do tempo, o tratamento de água e a agricultura. Além disso, constitui uma base fundamental para ações de alerta e prevenção de desastres naturais, como deslizamentos e enchentes.
As medições são realizadas duas vezes por dia, às 7h da manhã e as 17h da tarde.
Você sabia disso?